EDIÇÕES GUAIRACÁ


Edições Guairacá é uma editora que nasceu da parceria entre os produtores Beth Capponi e Gehad Hajar, que possui vasta experiência no universo literário e de publicações. 

Têm seu nome em tributo ao índio paranaense que foi o primeiro homem a ter lutado pelas terras brasileiras, no século XVI.

Beth Capponi militou na imprensa durante 10 anos com editoria de cultura e já publicou dois livros, além de estar constantemente escrevendo artigos para revistas e jornais.

Gehad Hajar, historiador, pedagogo e pesquisador, tem em sua carreira um vasto número de publicações e textos em livros, revistas, sites, jornais além de constantes participações em reportagens, sempre focando na história do Paraná e em cultura geral.

A “Edições Guairacá” é responsável, atualmente, pelas seguintes publicações:

- “Para Cantar e Brincar” livro que resgata as músicas do folclore infantil com aplicação das cantigas na alfabetização das crianças e oficinas de musicalização em escolas da rede pública municipal de ensino. O projeto, aprovado pelo Mecenato Municipal tem patrocínio da Kraft Foods e será lançado no segundo semestre de 2012.

- “Palácio da Luz – O Prédio da Universidade na História da Cidade” trata-se da mais completa obra a cerca da arquitetura e história do prédio antigo da UFPR, a primeira Universidade do Brasil. O livro chega em boa hora: em 2012 será comemorado o centenário da Universidade. 

- “Estudos de João Turin em Papel” – uma das publicações mais completas sobre a obra do artista paranaense, com mais de 1800 obras fotografadas e catalogadas. O catálogo será impresso no segundo semestre de 2012.

- “Barão do Serro Azul – Vida e Obra do Herói Nacional”. No ano em que a presidência da República irá escrever o nome do paranaense no livro de Prata dos Heróis nacionais, o livro chega para junto com essa homenagem, mostrar aos paranaenses e ao Brasil, a importância do Barão do Serro Azul para a história.

- “Curitiba das Gentes” de Roberto Messignan Neto, a Edições Guairacá é responsável pela e produção do livro aprovado pelo Mecenato Municipal em fase de captação e produção.

- “O Índio Guairacá” projeto de livro infantil para ser distribuído gratuitamente para todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Estado para a familiarização das crianças com o nosso primeiro herói nacional.

- “Cantigas de Roda” aprovado em sua primeira edição pelo Mecenato Municipal e distribuído gratuitamente para a Rede Pública de Ensino, a Edições Guairacá propôs o projeto na Lei Rouanet que obteve aprovação no inicio do ano, para a distribuição em todo o Paraná. O livro está sendo defendido na Universidade Federal do Paraná para uso na alfabetização pré-silábica das crianças. (Em fase de captação)